terça-feira, 14 de junho de 2011

Ecco: um carro ecológico com jeito de casa do futuro


Casa motorizada
Esse carro impressionante, projetado para emissão zero e equipado com motor elétrico, funciona com baterias e dispõe de painéis solares para ter maior autonomia.
Inspirado no VW Camper, o Ecco foi projetado para abrigar no seu interior uma cozinha, uma sala de estar, um banheiro e uma cama.
Esses elementos refletem uma nova forma de viajar com uma visão ecológica e livre sem renunciar ao luxo e à comodidade.
Desde que surgiram, os automóveis têm sido uma fonte de paixão e de significados muito particulares como seus proprietários. Hoje em dia eles são frequentemente associados ao luxo, à riqueza ou à segurança.
O Ecco, porém, tem por objetivo nos recordar que carros podem estar relacionados à liberdade, como ressaltam os promotores do veículo.
Realimentação positiva
O Ecco é uma criação da empresa suíça de design NAU, uma plataforma multidisciplinar com sede em Zurique.
Jean-Lucien Gay, o chefe da empresa e antigo discípulo do reconhecido arquiteto Daniel Libeskind, explica que a intenção do projeto é fomentar o debate na sociedade.
"Acabamos de lançar o protótipo na mídia digital, o que despertou interesse em lugares como Austrália, Argentina, Chile, Índia, Coreia do Sul ou Estados Unidos. Tivemos muitos bons feedbacks também de jornalistas internacionais", afirma.
Veículo sustentável
O Ecco é um veículo sustentável, que oferece luxo e espaço para tentar se conectar à nova mentalidade, que busca ter plena liberdade e, ao mesmo tempo, ser ecológica e conseguir uma melhor interação com o meio ambiente. "É ideal para as novas gerações com alto poder aquisitivo", indica Gay.
"Ele se adapta ao novo conceito de viajar e descobrir o mundo de uma forma sustentável, e completamente afastada do turismo de massa. Nossa ideia é oferecer uma visão de futuro que seja reflexo do desenvolvimento da sociedade como um manifesto."
Compacto, o exterior do Ecco é uma mistura harmoniosa de alumínio e vidro. Outra premissa do projeto é que o veículo deve ser leve e aerodinâmico para reduzir ao mínimo o consumo de combustível, mas sem perder o prazer de conduzir. "Seria como pilotar uma perua, mas com a sensação de estar no comando de uma Ferrari," diz o designer.
Apesar de ser um pouco mais largo do que o seu antecessor Volkswagen e com três rodas, o veículo tem uma forma mais aerodinâmica, que faz o Ecco rodar muito próximo ao solo. Assim ele oferece menor resistência ao vento.
Seu perfil alongado dá espaço necessário para que seus ocupantes desfrutem de mobilidade e da possibilidade de acampar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário