segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto Social

1.O que você entende por Projeto Comunitário?

Movimento e/ou organização onde um grupo de indivíduos têm o intuito de criar um projeto visando a melhoria de vivência de uma comunidade e posteriormente da sociedade em si.

2.Atualmente trabalha no telecentro que faz parte da comunidade onde mora? Onde é o telecentro? Onde você mora? E quanto tempo você mora nessa comunidade? Relate um pouco a sua vida desde que chegou lá.
Trabalho sim, o telecentro do José Dantas Sobrinho, moro no bairro do Novo Oriente, moro na comunidade desde o nascimento. Desde criança moro aqui, então é muita coisa para falar, quando criança estudei no colégio onde hoje trabalho, fiz muitas amizades na escola e também nas redondezas, sempre fui um aluno comprometido com os estudos, nem tão comprometido com os movimentos e projeto que visavam a melhoria do bairro, até mesmo porque criança normalmente não tem essa percepção, logo ao chegar no ensino médio, o qual também estudei no próprio bairro, já tive uma mudança significativa de pensamentos, nos quais se tornaram mais frequentes os questionamentos sobre algumas das diretrizes que nós seguimos, começaram também a se apoderar de mim algumas ideias de revolução, mas nunca com atitudes em relação a tais pensamentos, já quase no fim do ensino médio algumas dessas atitudes começaram a ser postas em prática, fazendo com que eu passasse a participar de alguns movimentos sociais, mas nunca a nível de comunidade, sempre a nível federal, e assim continuo fazendo.

3.O que mais gosta na sua comunidade? Por que?
A comunidade oferece algumas vantagens aos interessados em procurar tais vantagens, mas acho que poderia ser mais abrangente, pegando também aqueles que não têm tanto interesse, fazendo uma reciclagem de pensamento dessas pessoas tornando-as pessoas pró-ativas e que busquem conhecimento.

4.Tem muitos amigos em seu bairro? Se julga uma pessoa “ativa” nas atividades que acontecem em seu bairro? Relate as ações que você já participou, seja como organizador ou como participante.
Muitos amigos não, costumo dizer que quem tem muitos amigos na realidade não tem nenhum, muitos amigos não, muitos conhecidos e colegas sim. Não tanto, nunca participei de manifestos promovidos aqui.

5.Teve alguma mudança marcante em sua comunidade nos últimos anos? O que? O que achou disso?

De fato, a associação dos moradores teve uma mudança significativa o que acarretou em várias melhorias para o bairro e para a população, onde foram implantados alguns prédios de atendimento, os quais antes só tínhamos acesso no centro de Maracanaú ou no centro de Fortaleza. Excelente, tanto para a comunidade como para o crescimento do bairro diante dos outros bairros da cidade, fazendo com tenhamos um maior reconhecimento e maior status na mídia, mostrando que o bairro é rico em cultura, e que a economia também está crescendo junto com essas mudanças.

6.Tem alguma coisa que mudaria na sua comunidade? Por que?
Mudaria um pouco o método de ensino, lutando para que as escolas tivessem uma carga horária integral, oferecendo cursos técnicos para os alunos, para que os mesmos ao invés de estarem na rua aprendendo e/ou fazendo o que não presta ou não deveriam fazer, passassem a ocupar sua mente com algo construtivo para si próprio, já que a educação é o maior conhecimento que podemos adquirir.

7.Conversando com os monitores veteranos, com o pessoal da comunidade e da escola, você sabe o que funcionava antes no local que hoje é o telecentro? Quem freqüentava? Sempre foi um espaço público?

No local que hoje é o telecentro nada funcionava, tendo em vista que a sala é nova, foi construída única e exclusivamente para que funcionasse o telecentro. Embora a escola contasse com outro espaço funcionando como telecentro, que hoje é uma sala de inclusão para os deficientes visuais e auditivos. O público atendido sempre foram os alunos e a comunidade, tendo uma variação de horários para equilibrar a utilização do espaço, sempre foi um espaço público.

8.Conhece alguma história sobre o local? Algum conhecido seu já foi monitor ou usuário do telecentro? O que eles falam pra você? Relate essa vivência.
Não tenho conhecimento sobre história alguma, tendo em vista que depois que saí dessa escola não tive tanto contato com o espaço, e também não tinha conhecimento do SeLiga. Já tive dois colegas que foram monitores e alguns conhecidos que são usuários, os comentários sempre são os melhores possíveis, exaltando sempre a competência e comprometimento do monitor.

9.Quem são as pessoas da comunidade (líderes, representantes, voluntários e etc.) ou instituições ( associações, comerciante e etc.) que podem contribuir para o seu projeto?
Existem algumas figuras influentes aqui na comunidade, como o coordenador da associação dos moradores, temos também o dono da livraria Nossa Senhora de Fátima, que sempre que pode contribuir com algum movimento dá uma força, temos também a comunidade religiosa que sempre se disponibiliza a ajudar e tentar trazer melhorias para o convívio social.

10.Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.).

Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.)
CADASTRO DE CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO SOCIAL
NOME:
TELEFONE:
CELULAR:
RUA:

FUNÇÃO:
PAPEL NA COMUNIDADE:

11.Preencha pelo menos 03 formulário que criou na questão anterior.
11ª

12.Elabore uma lista de perguntas que poderá fazer a essas pessoas. Ex.: Desde quando mora na comunidade? Em quais ações acha que pode participar? Como acha que pode ajudar a comunidade? O que você gostaria que tivesse na região? O que gostaria que tivesse no telecentro?

a) O que poderia ser implantado no bairro?
b) Há quanto tempo mora no bairro?
c) De que forma poderia estar ajudando a comunidade?
d) Quais atividades poderiam ser desenvolvidas em conjunto entre comunidade e telecentro para houvesse uma maior interação entre ambos?

13.Liste as principais ações que irão nortear suas pesquisa para o seu Projeto, como vai ser feito o mapeamento. Ex.: Local, horário, reuniões, conversa individual, pesquisas e outros.
a) Local de reuniões apropriado seria a associação, já que o espaço é bem amplo;
b) Horários de acordo com a disponibilidade dos colaboradores;
c) Criação de um grupo disponível a fazer pesquisas sobre os problemas enfrentados pela comunidade, e também feitas pesquisas nas redes e mídias digitais, incluindo a comunidade digitalmente.

14.Como pretende fazer o registro desses momentos? Ex.: Ata, vídeos etc.
Tudo deve ser registrado as pessoas e esses momentos irão render um ótimo histórico.


É de total interesse fazer com que a comunidade inclua-se digitalmente, fazendo então registros através de fotos e vídeos para que possam vir a ser postados em mídias digitais, para que a comunidade tenha acesso através da internet, tendo também o registro escrito, firmando o compromisso entre os colaboradores.

2 comentários:

  1. Gostei muito das suas resposta, o projeto comunitário deve ter essa visão que abrange seus interesses e o da comunidade. Referente a questão 3, não entendi muito bem quais as vantagens as pessoas tem disponível.

    ResponderExcluir
  2. Vantagens como poder resolver problemas burocráticos aqui mesmo no bairro, poder ter acesso a cursos disponibilizados pelo governo federal, e algumas outras vantagens.

    ResponderExcluir